Não se distraia. Foque naquilo que está ao seu controle.
Se eu lhe pedisse agora, para prestar atenção em seus dedos do pé, viu como eles se tocam e você nem percebe. Agora está sentindo porque sua atenção está lá. Mas em 100% do seu dia você não sente pequenas coisas como essa, ou o tecido da sua camiseta tocando suas costas.
Essas coisas não são sentidas pois não faz sentido prestar atenção em tudo. Imagine se tudo que fazemos nossa atenção fosse jogada para lá. Por isso, nosso cérebro inibe algumas coisas que são automaticamente executadas. Você não precisa pensar muito pra abrir os dedos e pegar sua garrafa de água.
Bom, essa é uma lógica simples, de míseros comportamentos do nosso cotidiano. Mas há algo nisso que podemos aprender para coisas maiores em nossa vida. Também podemos decidir inibir comportamento e coisas ruins, em prol de beneficiar somente os que nos agreguem.
Com a era da internet - e como já comentei aqui antes -, no geral, temos somente 47 segundos de foco para nossos afazeres. Somos seres totalmente distraíveis. Qualquer oportunidade para procrastinar, e 'deixar para depois' afazeres que são importantes, nós fazemos. Óbvio que cognitivamente, é mais fácil e prazeroso, de imediato, fazer as coisas legais.
Entre um trabalho chato ou vídeos legais em uma rede social, possivelmente seu cérebro vai preferir os vídeos. E assim funciona com quase todas as outras coisas. Mas seguindo essa linha, você obtém recompensas no agora, e provavelmente colherá resultados ruins no futuro. Se você negligencia uma hora de leitura por exemplo, de um assunto que seja enriquecedor pra você, em prol de 'fuxicar' a vida alheia de um famoso no Instagram, é apenas você que estará perdendo.
Quero focar nisso, e acho que todos deveriam enxergar o que estão fazendo. Pense em um famoso que você gosta muito. Neymar, Virginia, Zé Felipe, não sei. Agora pense em tudo que fizeram nos últimos meses. Clubes por onde passaram, jogos que fizeram, viagens que mostraram todas as intimidades. Acredito que a grande massa, saiba de tudo sobre seus maiores ídolos.
Nesse jogo de atenção que é feito. O grande, que é o famoso, sempre ganha, mais atenção, mais visualizações, mais fama, mais dinheiro. E o pequeno, sempre perde, seu bem mais precioso até aqui, seu tempo. Se você duvida, olhe seu 'tempo de uso de tela' em seu celular, ele não mente. Você, ou algumas pessoas ao seu redor, fazem a da rede social um reality, acompanhando minuciosamente cada story postado por alguns influenciadores. E até têm medo, a famosa FOMO(fear of missing out), caso fique um tempo grande sem internet e ache que perdeu alguma coisa de relevante que aconteceu com seu famoso de estimação durante esse tempo.
Falando sério, eu acho que se você teve o mínimo de interesse nesse texto, você provavelmente não é assim. Eu falo da grande massa, mas o que me preocupa é que, a grande massa representa mais de 90% desse país. A grande massa passa todo o seu 'tempo livre', preocupados se aconteceu alguma coisa com um famoso que nunca vai nem saber do seu nome.
Há coisas nesse mundo que não podemos controlar. A política, desastres, a vida de um famoso. Mas uma coisa que eu já pude entender, na minha mínima experiência sobre esse tempo em que passamos na terra, é que há várias que podemos controlas, e que ditarão lá na frente, quem somos e como estaremos.
O somatório de pequenas coisas, que você faz diariamente, resultam no grande resultado que você têm no futuro. Eu amo essa afirmação, porque ela é 100% verdadeira. Mas não se engane, a vida não recompensa os mais esforçados, a vida recompensa as pessoas com a maior capacidade de transformação.
Esse detox, de vários hábitos ruins, faz parte. E você pode começar hoje. Eu fiz isso, decidi não simplesmente tirar a rede social da minha vida, havia coisas importantes lá que eu gostaria de ver, conteúdos verdadeiramente agregadores. Mas, resolvi tirar um tempo do meu dia, e parar de seguir muita gente. Usei um filtro, essa pessoa/perfil, me agrega em algo quando entro aqui? Se eu não tivesse certeza disso, eu simplesmente parava de seguir. Quando comecei, seguia 1.240 pessoas no Instagram, no final do dia parei em 247. E depois ainda diminui.
Isso já ajuda, é pequeno, mas faz com que toda vez que você decidir entrar, ou você vai decidir ver e ler aquele conteúdo que tem algo para lhe acrescentar. Ou vai decidir sair, pois não há nenhuma fofoca para visualizar. Nesse tempo, você abre um leque, de tempo ocioso que vai instigar sua criatividade para algo novo e agregador. Ou simplesmente você vai perceber que seu dia tinha mais 'tempos livres' do que você imaginava, para encaixar uma leitura ou um estudo.
Com isso, você vai evoluindo, e com o tempo vai percebendo que 'cuidar' da vida alheia já não faz mais sentido, quando você tem um real sentido para amar a sua própria vida e seus interesses.
Há coisas que você não pode controlar que nem comentei, mas pequenas atitudes como essa você pode, e atualmente, esse tempo de tela é o que consome a maior parte do dia de muita gente. Não se distraia com essas coisas fúteis do cotidiano, você só vai alimentar seu fracasso, e alimentar o sucesso daquele famoso.
É claro que alguma vez ou outra, não vejo problema, se você gosta mesmo daquela pessoa.
Como sempre friso para as pessoas que me acompanham, nos distraímos muito facilmente. O melhor remédio pra isso é retirar todas as distrações possíveis. Pra sua mente o mais fácil sempre é o melhor a se fazer.
Quero compartilhar com você, o que pra mim funcionou, e ainda funciona. Já compartilhei da rede social, mas quando começam a sobrar tempos livres, talvez no começo você simplesmente procrastine nesse tempo, ao invés de fazer algo realmente produtivo, e isso é totalmente intuitivo, também fiz isso no começo.
A solução disso está em uma palavra: Agenda. É, a boa e velha. Você quem sabe se vai usar uma de papel, ou o Google Agendas por exemplo, mas use. Eu determino quando minha rotina começa, e quando ela termina, preenchendo toda a agenda do dia, das coisas mais importantes como o trabalho, estudos, leitura. Até as coisas mais banais, como um horário de almoço, um mercado semanal. As coisas que não posso deixar de fazer, ficam em cores muito vibrantes como um vermelho, e tenho a total noção de que não posso procrastinar naquele horário, meu Eu do passado fez a promessa, e meu Eu de agora precisa cumprir.
As vermelhas não têm acordo, vão ser feitas e ponto. Partimos então para as amarelas, que são aquelas que em 80% da semana eu vou cumprir, pois são alguma etapa importante, por exemplo escrever essa Newsletter para vocês, lapidar ela, pensar no conteúdo e por aí vai. Se um ou dois dias eu não conseguir fazer por algum acontecimento, tudo bem.
Então por fim, partimos para as verdes, que são aquelas que se me restar um tempo, vou executar. Elas têm horário específico, mas se tiver alguma demanda mais importante que precisa ser feita no dia por falta de tempo, vou pular simplesmente as verdes. Bem, cada uma das cores vai variar muito, depende do que é importante pra você nesse momento.
No meu caso:
Vermelhas: Estudos, Trabalho, Gravações e Escritas.
Amarelas: Lapidações, exercícios físicos, preparo de alimentações...
Verdes: Olhar alguma aula a mais de um curso, olhar algum vídeo legal no YouTube, jogar um videogame...
--
Como você deve imaginar, na maioria dos dias, as verdes não vão ser cumpridas, e está tudo bem. Mas a importância está ai, eu sei o que fazer, nas horas que preciso fazer. Se por algum acaso me sobrar tempo, posso aproveitá-lo tendo a noção de que as coisas importantes do dia foram cumpridas.
Não sei pra você, mas me dá uma paz interior ver tudo isso programado em minha semana. Tirando algumas exceções, como reuniões em alguns dias, o restante já está bem programado e rodando perfeitamente. Tudo isso faz parte do simples, mas que rege tudo o que eu pretendo e quero conquistar.
Tudo isso está em seu controle, foque nisso, se desenvolva. As coisas que você não controla, não podem ter importância no seu dia a dia, mas as coisas, mesmo sendo pequenas, que vão ditar seu sucesso futuro, precisam ser feitas. Seja uma pessoa indistraível.